[ratings]
Efetue um Armazenamento Correto
- A melhor e mais conveniente forma de armazenar a sua panela de pressão após utilizá-la é colocando a tampa ao contrário, em cima da panela.
- Antes de armazenar, lave sempre a panela, a tampa e a junta de borracha manualmente com água quente e sabão. Seque corretamente antes de armazenar.
- Verifique sempre as válvulas de segurança para garantir que elas estejam limpas e não obstruídas, e que a junta de borracha esteja sempre maleável e flexível antes de inseri-la sob a tampa.
Cozinhe Sempre com Líquidos
Cozinhar sob pressão exige menos líquido do que métodos de cozimento convencionais, já que há menos evaporação. Você pode sempre utilizar mais líquido do que o recomendado numa receita com a panela de pressão, mas nunca menos.
Lembre-se de que as panelas de pressão cozinham rapidamente, já que utilizam a pressão criada a partir do vapor quente acumulado na panela.
Assim:
- Utilize sempre pelo menos 1 xícara de líquido no cozimento.
- Nunca encha a panela de pressão com líquido acima de ½ da sua capacidade.
- Se sobrar líquido demais após o cozimento com pressão, reduza o líquido simplesmente fervendo-o sem a tampa até conseguir atingir a consistência desejada.
Nunca Encha a Panela de Pressão em Demasia
Apesar de o vapor não possuir qualquer peso, ele precisa de espaço na panela de pressão para se acumular. Assim:
- Nunca encha a panela com alimentos acima de 2/3 da sua capacidade.
- Nunca encha a panela com líquido acima de ½ da sua capacidade.
Ajuste O Calor
O conceito das panelas de pressão é simples. A água, ou outro líquido de cozimento, ferve a 212 graus F. Assim que isso acontece, é produzido vapor. O vapor é mais quente do que a água fervida e pode alcançar cerca de 250 graus F. O vapor preso e quente é acumulado progressivamente ao ponto de aplicar de 10 a 13 PSI (libras-força por polegada quadrada) sobre os alimentos, fazendo com que sejam cozidos de forma, no mínimo, 25% mais rápida (se não mais!).
Para melhores resultados:
- Inicie o cozimento sob pressão utilizando calor elevado.
- Assim que a panela de pressão alcançar a pressão correta, reduza o calor para fogo brando, para que a pressão seja mantida sem ser ultrapassada.
- Isso é fácil quando você utiliza um fogão a gás. Se cozinhar com eletricidade, utilize dois bicos: um com fogo elevado para a fase inicial; outro com fogo brando para manter a pressão.
- Se a pressão aparentar estar caindo, aumente ligeiramente o bico.
Tudo Tem a Ver Com o Tempo
A chave para cozinhar com pressão numa panela de pressão é o tempo. O tempo é tão importante quanto desenvolver a pressão. Assim que você tiver reduzido a pressão de acordo com as instruções da receita, tenha a certeza de programar um cronômetro digital de cozinha para o tempo de cozimento recomendado.
Lembre-se:
- Todos os tempos de cozimento são aproximados, e podem estar subestimados.
- É sempre melhor cozinhar menos do que em excesso.
- Se os alimentos precisarem ser cozidos durante mais tempo, faça isso em intervalos de 1-5 minutos sob pressão.
- Quanto mais rígidos forem os alimentos, maior será o tempo adicional!
O Tamanho Importa
- Para resultados consistentes, corte os alimentos em pedaços com um tamanho uniforme, para que o cozimento fique equilibrado.
- Grandes pedaços de carne, etc., consomem consideravelmente mais tempo para serem cozidos do que pequenos cubos de carne. O mesmo acontece com pedaços com osso.
- Quando misturar alimentos, como carne, batatas e vegetais, comece cozinhando a carne e, por exemplo, na metade do tempo, libere a pressão e adicione as batatas; cozinhe por mais 2/3 do tempo de cozimento recomendado e, por fim, adicione os vegetais, cujo cozimento é mais rápido.
- Você precisará obedecer a essa rotina de abrir a panela e recomeçar várias vezes, mas é importante para que os alimentos retenham a sua textura e sabor.
Refogue para Ter Sabores Intensos
- Para mais sabor, em primeiro lugar refogue ou salteie os alimentos, assim como você faria ao cozinhar com utensílios normais de cozinha. Por exemplo, refogue a carne e os vegetais para um ensopado antes de adicionar outros líquidos e cozinhar sob pressão.
- Certifique-se de soltar a gordura da panela, raspando quaisquer pedaços marrons que tenham ficado grudados no fundo e utilizando uma pequena quantidade de vinho, caldo ou mesmo água, para que fiquem soltos, adicionando assim sabor aos seus alimentos e evitando que eles fiquem queimados.
Cozimento em Altitude Elevada
Aumente os tempos de cozimento ligeiramente em altitudes elevadas
- As coisas devem ser cozidas normalmente se você viver entre o nível do mar até 2000 pés.
- Acima disso, uma boa regra básica é aumentar o tempo de cozimento em 5% para cada 1000 pés acima dos 2000 pés.
Liberação Rápida ou Natural
Ao contrário da panela de pressão da sua trisavó, um importante recurso de segurança que existe nas panelas de pressão atuais é que elas não podem ser abertas até que tenham liberado totalmente a pressão.
Dependendo daquilo que você está cozinhando, quando você for liberar o vapor e, por consequência, a pressão da sua panela, utilize um desses dois métodos:
- O Método Natural de Liberação: quando cozinhar pedaços de carne grandes ou rígidos, remova a panela de pressão da fonte de calor e deixe que a pressão seja dissipada por si mesma, à medida que a panela de pressão esfria (isso pode demorar até 30 minutos).
- Método de Liberação Rápida: quando cozinhar a maioria das receitas que contenham alimentos mais moles, leia o manual do proprietário e siga as instruções do fabricante sobre como liberar a pressão assim que os alimentos terminarem seu cozimento. O método mais fácil para fazer isso é remover a panela de pressão do fogão e colocá-la na pia, vertendo água fria em cima da tampa e da panela até que toda a pressão seja liberada, o que deve demorar menos de 1 minuto.
Adaptando Suas Receitas Favoritas à Panela de Pressão
Apesar de a panela de pressão ser mais adaptada para cozinhar alimentos que exijam tempos de cozimento maiores (sopas, ensopados, feijão, etc.), você pode cozinhar quase tudo nela. As dicas seguintes servem para adaptar receitas convencionais à panela de pressão:
- Prepare os ingredientes da mesma maneira que faria numa receita convencional.
- Garanta que você está utilizando líquido suficiente para criar vapor (normalmente um mínimo de 1 a 2 xícaras).
- Tente combinar a receita convencional com uma versão similar para a panela de pressão e ajuste os ingredientes e tempo de cozimento entre ambas.
- Reduza o tempo de cozimento entre pelo menos 25% até um máximo de 50%.
- Lembre-se que você pode sempre voltar atrás e cozinhar os alimentos durante mais tempo, caso seja necessário, mas alimentos que cozinharam demais e ficaram pastosos não podem ser salvos!
Otros artículos: Panela de pressão elétrica Electrolux: Top 2 Melhores | As 5 Melhores Panela de Pressão | Panela de Pressão Tramontina: Top 5 Melhores
[ratings]