Panela de pressão Tramontina Vancouver 4,5 litros

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 4.40 out of 5)

Loading...

A Tramontina criou a linha Vancouver para acabar com o medo que tantas pessoas ainda têm das panelas de pressão, e para facilitar mais a vida de todo mundo na cozinha.

Como a maioria dos brasileiros, você, muito provavelmente, cozinha muito feijão e carnes vermelhas. Nessas horas, ter uma panela de pressão ajuda — e muito! — a reduzir o tempo de preparação de qualquer refeição. Porém, não é só no caso dos alimentos de cozimento mais demorado que esse tipo de panela salva o cozinheiro. Na prática, dá para cozinhar de tudo, desde legumes, vegetais, arroz, até macarrão e doces de frutas.

No mercado brasileiro, já existem várias marcas de panelas de pressão, que realmente fazem a diferença no dia a dia dos consumidores. A Tramontina é uma delas e continua, ano após ano, afirmando-se como uma referência de qualidade no Brasil e em mais de 120 países.

Panela-de-Pressão-Vancouver-4.5-litros-1

Aliando um design moderno e elegante a sistemas únicos de segurança, a marca cria produtos acessíveis a todos os consumidores. Um grande exemplo dessa capacidade é a linha de panelas de pressão Vancouver.

Beleza, eficácia e segurança são todas boas características para descrever qualquer uma das panelas desta linha. Mas, como sempre na nossa resenha, iremos mais a fundo para informar melhor os consumidores brasileiros. Vamos focar no modelo de 4,5 litros, que é uma solução perfeita para quem normalmente cozinha para quatro a cinco pessoas. Como as outras panelas da marca, esta também vem com um ano de garantia.

Características gerais da Tramontina Vancouver | 4,5 Litros

Independentemente da linha e da capacidade de volume, as panelas de pressão da Tramontina possuem todas características que aliam beleza e praticidade a preços bem acessíveis.

A Tramontina Vancouver de 4,5 litros é toda fabricada em alumínio, incluindo a tampa com acabamento polido. É uma panela muito elegante e está disponível nas cores vermelho e grafite, que, certamente, combinarão com a decoração da maioria das cozinhas.

Panela-de-Pressão-Vancouver-4.5-litros-3

Em relação à sua durabilidade e praticidade, o revestimento interno e externo com antiaderente Starflon T1 aumenta a resistência do utensílio ao desgaste por atrito, e, ainda, não deixa que os resíduos de comida grudem tanto nele. No interior da panela, esta película antiaderente torna a sua lavagem bem mais fácil, evitando-se o desgaste interno pelo uso de palha de aço ou outros materiais.

Ao contrário de muitos utensílios com superfícies antiaderentes, a película Starflon T1 é PFOA free, ou seja, não liberta substâncias químicas prejudiciais para a saúde.

A espessura da Vancouver também foi pensada detalhadamente para permitir um cozimento mais rápido e uniforme. Já o seu manuseio foi concebido de modo a garantir total segurança para os cozinheiros. Com uma alça e dois cabos (superior e inferior) feitos de baquelite antitérmico, um material muito resistente ao calor, evita-se queimaduras durante o manuseio da panela.

 

back to menu ↑

Panela de pressão com segurança triplicada

Numa panela de pressão, a água ultrapassa o ponto de ebulição, cozinhando os alimentos a cerca de 120 ºC. A temperatura chega a este nível porque o vapor não escapa de forma tão rápida como quando se cozinha com uma panela comum ou destampada. O vapor retido eleva a temperatura e a pressão, o que torna possível cozinhar os alimentos em tempo bem mais reduzido.

Qualquer panela de pressão é hermeticamente fechada. Isto é, a tampa possui um aro de borracha, que tem a função de não deixar o vapor escapar. Na linha Vancouver, este anel de vedação é de silicone. Por ser um material altamente resistente à decomposição pelo calor, aumenta a eficácia da panela de pressão e retarda a substituição do aro no futuro.

Panela-de-Pressão-Vancouver-4.5-litros-2

O outro elemento essencial para o sistema de cozimento a vapor é a válvula de trabalho, que regula a saída de vapor do recipiente quando uma determinada pressão é atingida no seu interior. Como medida de precaução, todas as panelas de pressão possuem uma segunda válvula para o caso da primeira parar de funcionar. No entanto, a Tramontina vai mais longe e triplica a segurança dos utilizadores de suas panelas, instalando três sistemas de regulação de pressão.

Quando se inicia a pressão no interior da panela, a válvula de trabalho (no centro da tampa) assume o seu papel crucial. Na Vancouver, a válvula de trabalho é feita de nylon e deve ser totalmente rosqueada no pino metálico para que possa libertar a pressão, de modo a evitar qualquer tipo de acidente.

Caso o sistema principal esteja obstruído, a válvula de segurança é acionada. Para tal, certifique-se de que a peça está sempre na posição correta (leia as instruções de uso). Para ainda mais segurança, a Tramontina construiu um sistema de regulação de pressão lateral, que entra em ação como último recurso.

back to menu ↑

Travamento firme da Tramontina Vancouver 4,5 Litros

tramontina-vancouver-4,5-litrosUma panela de pressão deve estar bem fechada para que possa ocorrer o cozimento a pressão. Com este modelo da Tramontina, não tem como você errar nessa parte do processo, pois o sistema de travamento é de encaixe. Basta posicionar a tampa no local certo (siga os indicadores na tampa) e alinhar o cabo superior com o inferior.

No entanto, a panela só travará mesmo quando a temperatura interior atingir o nível necessário para o início da pressão. Você apenas precisa iniciar o cozimento dos alimentos em fogo alto e, assim que a pressão ideal for alcançada, a válvula interna de fechamento (no cabo) irá travar sozinha, impossibilitando a abertura da panela.

Para além deste sistema de travamento, a Tramontina Vancouver possui garras laterais grandes, o que garante um fechamento seguro da tampa.

Depois do cozimento, é muito importante esfriar a panela em água bem fria. Só assim a pressão é aliviada, o que permitirá que a válvula interna de travamento destrave a tampa.

back to menu ↑

Considerações finais

Em termos de capacidade de volume, a Tramontina Vancouver de 4,5 litros é uma ótima opção para quem cozinha para quatro a cinco pessoas. Lembre-se sempre de respeitar a capacidade indicada pelo fabricante para evitar, por exemplo, o entupimento da válvula. Este é o grande problema causador de explosões de panelas de pressão.

O fabrico com materiais de qualidade, extremamente resistentes à abrasão e ao calor, torna esta panela um utensílio de cozinha com uma durabilidade superior à de muitos outros modelos no mercado.

Para além disso, os vários sistemas de regulação de pressão e de travamento da linha Vancouver proporcionam uma segurança adicional aos compradores. Mas é o seu certificado de acordo com a norma NBR 11.823 que, realmente, oferece aos consumidores uma prova de confiança.

Para concluir a resenha, podemos dizer que a Tramontina Vancouver de 4,5 litros é uma excelente aquisição para as cozinhas brasileiras. Com certeza, a excelente relação custo-eficácia-segurança não deixará nenhum consumidor insatisfeito!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 4.40 out of 5)
Loading...

 

Hai domande o osservazioni? Scrivici nei commenti

Leave a reply